top of page

Senado afasta Marcos do Val por 116 dias e Moraes flexibiliza restrições.

O Senado autorizou o afastamento do senador Marcos do Val (Podemos-ES) por 116 dias para tratamento de saúde. A licença, que será remunerada, foi um dos fatores levados em conta pelo ministro Alexandre de Moraes (STF) para retirar parte das medidas cautelares impostas ao parlamentar.


Foto: divulgação - O senador é alvo de investigações do STF.
Foto: divulgação - O senador é alvo de investigações do STF.

Marcos do Val apresentou pedido de afastamento no fim de agosto, e a Junta Médica do Senado homologou a decisão. Pela regra da Casa, como a licença é inferior a 120 dias, não haverá convocação de suplente. O senador, no entanto, pode retornar antes do prazo se desejar.


A licença médica também pesou na decisão de Alexandre de Moraes, que retirou a tornozeleira eletrônica e suspendeu restrições como o recolhimento noturno e a proibição de uso das redes sociais. O ministro manteve, porém, a apreensão dos passaportes e a proibição de viagens internacionais.


Alvo de investigações no STF, Do Val já havia tido o passaporte apreendido em 2024 e, neste ano, foi alvo de operação da Polícia Federal após viajar para os Estados Unidos com um passaporte diplomático que deveria ter sido entregue. A quebra da decisão resultou no monitoramento por tornozeleira, agora revogado.


Nos bastidores, o senador declarou que pretende se afastar por apenas 30 dias e que também vai dedicar tempo aos pais, que enfrentam problemas de saúde.

 
 
 

Comentários


world animal day • october 4 (1).png
bottom of page