top of page

Operação Desarme tira 28 armas de circulação e atinge grupo histórico de pistolagem na Região Serrana.


Por Addison Viana


Foto: Sesp/ES - Três suspeitos estão foragidos, são eles: Maurício Ferreira Pereira Júnior, 30 anos, Gilcleydson de Oliveira Pereira, 35 anos, e Luiz Carlos Reis Santos, 42 anos.


Uma ofensiva integrada das forças de segurança avançou contra um grupo criminoso tradicional da Região Serrana do Espírito Santo. A ação resultou em prisões, apreensões de armas e munições e no enfraquecimento de um esquema ligado a homicídios por encomenda. A população local, que vivia sob medo constante, comemora os resultados.


A Polícia Civil do Espírito Santo, com apoio da Polícia Militar, deflagrou no dia 22 de janeiro de 2026 a segunda fase da Operação Desarme, em Afonso Cláudio, na Região Serrana do Estado, com o objetivo de desarticular um grupo criminoso historicamente ligado à pistolagem, ao comércio ilegal de armas, ao tráfico de drogas e a crimes de extorsão que atuava há gerações na região.


A ação foi coordenada pelo superintendente regional serrano, delegado Paulo Rogério, com participação direta do delegado Rodrigo Carvalho, responsável pelo SEAT e também atuante junto à SEDU, além da integração com a Polícia Militar, representada pelo tenente Cursillo. O trabalho contou ainda com o suporte da alta cúpula da Polícia Civil, sob a liderança do delegado-geral José Darcy Arruda.


Segundo as autoridades, as investigações tiveram início em meados de 2025, a partir do monitoramento de indivíduos já conhecidos das forças de segurança por envolvimento em crimes de mando. O primeiro desdobramento ocorreu no final de setembro de 2025, com a deflagração da Operação Desarme I, que resultou na apreensão de 16 armas de fogo e na prisão em flagrante de duas pessoas por posse ilegal de armamento.


Com a continuidade das investigações e a coleta de novas provas técnicas, a Polícia Civil conseguiu identificar a atuação de outros integrantes do mesmo grupo criminoso, especialmente no comércio clandestino de armas. Isso levou o Poder Judiciário a autorizar 13 mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão preventiva, que embasaram a segunda fase da operação.


Na Operação Desarme II, realizada em 22 de janeiro, as equipes cumpriram mandados em mais de 15 endereços, a maioria localizada em áreas rurais de difícil acesso. O resultado foi a apreensão de 12 armas de fogo, 379 munições, o cumprimento de uma prisão preventiva e três prisões em flagrante por posse ilegal de arma. No total das duas fases, 28 armas foram retiradas de circulação.


De acordo com o delegado Rodrigo Benarque, os investigados possuem forte ligação com crimes como pistolagem, cobrança de dívidas, ameaças, tráfico de drogas e extorsão. Um dos alvos presos preventivamente é Izaque Ferreira Gonçalves, de 27 anos, investigado por uma tentativa de homicídio contra um policial militar, ocorrida em 2022, durante o cumprimento de um mandado de prisão contra o irmão dele.


Foto: Sesp/ES - Izaque foi preso durante a operação Desarme II, no último dia 22.


As investigações também apontam que o grupo atua de forma hereditária, com práticas criminosas que passam de geração em geração. “É um tipo de crime enraizado, difícil de combater, mas que vem sendo enfrentado com inteligência, planejamento e integração”, destacou o superintendente Paulo Rogério.


O tenente Cursillo, que é morador de Afonso Cláudio, ressaltou o impacto da operação para a população local. Segundo ele, os alvos não tiveram chance de reação devido ao planejamento preciso, que incluiu mapeamento de localização por QR Code e atuação simultânea das equipes. “Nenhum disparo foi necessário. Todas as armas foram apreendidas sem confronto”, afirmou.


Apesar dos avanços, dois alvos de mandados de prisão preventiva continuam foragidos, e as buscas seguem em andamento. A Polícia Civil reforça que a operação representa um passo importante para a redução de homicídios e crimes de mando na Região Serrana, devolvendo à população a sensação de segurança e tranquilidade.

 
 
 

Comentários


Leia também:

bottom of page