top of page

Podemos celebra chegada de Bruno Resende e prepara superchapa para 2026.


Por Redação Café


Partido reúne novas filiações e projeta disputa forte para Câmara e Assembleia.


Foto: Lucas S. Costa - Com Bruno Resende, Podemos fortalece bloco governista e mira expansão em 2026.


O Podemos entra no fim de 2025 com o pé no acelerador e planos ousados para as eleições proporcionais de 2026. Neste sábado (13), o partido realiza seu Encontro Estadual no Centro Cultural Frei Civitella, em Cariacica, e deve apresentar uma série de novos nomes que passam a integrar a sigla, muitos deles ligados à base do governador Renato Casagrande (PSB).


Entre as filiações mais comentadas estão as dos deputados estaduais Fabrício Gandini e Dr. Bruno Resende, que chegam ao partido em meio a movimentações intensas no tabuleiro político. Gandini, após mudanças internas no PSD e aproximação da sigla com a oposição, buscou abrigo em um partido mais alinhado ao Palácio Anchieta para tentar a reeleição em 2026.


Já Bruno Resende, que atualmente integra o União Brasil, mira mais alto: pretende disputar uma vaga na Câmara dos Deputados. Seu nome é tratado internamente como uma das apostas do Podemos para ampliar sua presença em Brasília.


O partido também abre as portas para quadros da gestão de Casagrande. Um deles é Alessandro Broedel, presidente do Incaper e ex-prefeito de Sooretama, que se coloca como pré-candidato a deputado federal. Broedel tem forte histórico eleitoral: governou seu município por dois mandatos e ajudou a eleger seu sucessor com ampla vantagem.


Outra novidade é a filiação da secretária estadual de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, Cynthia Grillo, que deve concorrer pela primeira vez a deputada estadual em 2026.


No sul do Estado, o vice-prefeito de Muqui, José Marcos, também prepara sua ida para o Podemos, em meio ao desgaste interno do PSDB — que tem sido apontado como “capturado” pelo prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo. Mesmo governando ao lado de um prefeito eleito pelo PL, José Marcos mantém sintonia com Casagrande e já sinaliza apoio ao vice-governador Ricardo Ferraço (MDB), pré-candidato ao governo.


Outros nomes cogitados para reforçar a chapa proporcional incluem a ex-deputada federal Lauriete e o jornalista Phillipe Lemos, que disputou vaga na Câmara em 2022 e somou mais de 45 mil votos. Ambos devem marcar presença no evento deste sábado.


A expectativa é de um encontro prestigiado, que receberá também a presidente nacional do Podemos, Renata Abreu, o vice-governador Ricardo Ferraço e deputados estaduais da sigla como Alexandre Xambinho e Allan Ferreira.


O Podemos foi o primeiro partido a declarar apoio público à pré-candidatura de Ferraço ao governo, movimento que tem ajudado a atrair quadros governistas. Apesar dos anúncios, os políticos com mandato só poderão oficializar a troca de partido durante a janela partidária de 2026, evitando riscos jurídicos.




Fonte: ES360

 
 
 

Comentários


Leia também:

bottom of page