PT dá largada para unir a esquerda no ES e turbina pré-candidatura de Helder Salomão ao Governo.
- Addison Viana
- 11 de dez. de 2025
- 2 min de leitura
Por Addison Viana
Encontro reunirá partidos aliados, movimentos sociais e lideranças para discutir o futuro político do Espírito Santo.

Foto: Luciano Castro - O evento também reforça o apoio à reeleição do senador Fabiano Contarato (PT) e da chapa que representa o campo progressista.
O Partido dos Trabalhadores do Espírito Santo prepara um grande encontro suprapartidário para este sábado (13), em Vitória, com um objetivo claro: consolidar o nome do deputado federal Helder Salomão (PT) como pré-candidato ao Governo do Estado e fortalecer a unidade das forças progressistas capixabas.
O evento, marcado para as 9h no Colégio Agostiniano, no Centro da Capital, reunirá militantes, lideranças políticas, movimentos sociais e representantes de partidos aliados — entre eles PCdoB, PV (que integram a Federação Brasil da Esperança), além de Rede e PSOL.
Segundo o presidente estadual do PT, João Coser, o encontro simboliza o fechamento de uma etapa importante de debates regionais realizados ao longo de novembro, quando o partido percorreu São Mateus, Águia Branca, Cachoeiro de Itapemirim e Muniz Freire ouvindo propostas e levantando expectativas para o futuro do Espírito Santo.
“Estamos dialogando com a sociedade sobre conquistas importantes, mas também sobre os desafios que ainda precisamos enfrentar. A ideia é construir, de forma conjunta, um projeto que reflita os interesses do povo capixaba”, afirmou Coser.
Para o dirigente, Helder Salomão já desponta como uma alternativa sólida para disputar o Palácio Anchieta nas eleições do próximo ano. O evento também reforça o apoio à reeleição do senador Fabiano Contarato (PT) e da chapa que representa o campo progressista.
Além de discutir alianças, o encontro servirá como espaço para colher demandas e sugestões que irão compor a construção do programa de governo que o PT pretende apresentar à sociedade. A proposta, segundo Coser, é mirar em avanços sociais, ampliação de direitos e melhoria da qualidade de vida, especialmente para as parcelas mais vulneráveis da população.
“O foco é apresentar uma candidatura que dialogue com todo o Estado e esteja afinada com o governo do presidente Lula, fortalecendo uma visão de futuro mais inclusiva e solidária”, destacou.

























































Comentários