top of page

O que foi a primeira república brasileira?

A Primeira República foi o primeiro modelo de governo do Brasil depois que a monarquia acabou. Ou seja, foi quando deixamos de ter um imperador (Dom Pedro II) e passamos a ser governados por presidentes. Isso começou em 1889, com a Proclamação da República, e foi até 1930, quando Getúlio Vargas chegou ao poder.


Nessa época, o Brasil era chamado de República Velha. Mas na prática, quem mandava mesmo eram os fazendeiros ricos, principalmente os de café de São Paulo e os de gado de Minas Gerais. Por isso, esse período também ficou conhecido como "política do café com leite", porque os presidentes quase sempre vinham desses dois estados: o café representava São Paulo e o leite, Minas Gerais.


A maior parte da população não tinha vez nem voz. O voto era só pra homens, maiores de 21 anos, e ainda por cima, tinha muita fraude e corrupção nas eleições. Os coronéis, que eram os chefes políticos locais, mandavam e desmandavam. Eles controlavam os votos no grito ou na base do favor — isso ficou conhecido como "coronelismo".


A economia era bem voltada pra exportação, principalmente de café, que era o produto mais importante. As cidades começaram a crescer, mas a vida nas roças ainda era muito difícil, e a pobreza era grande.


No final das contas, a Primeira República era uma democracia só no papel. O povo mesmo quase não tinha participação. Esse modelo de governo só começou a mudar quando Getúlio Vargas entrou, em 1930, trazendo novas ideias e enfrentando os antigos poderosos.

 
 
 

Comentários


Leia também:

bottom of page